O atelier Ana Viegas foi fundado em 2003 e está sediado em Almancil, no concelho de Loulé, Algarve – Portugal.
Depois de decidir aos dez anos que a arquitetura era o caminho a seguir, Ana Viegas estudou arte até se licenciar no curso que sempre quis. Prosseguiu com uma pós graduação em “Arquitetura, planeamento e recuperação”. E frequentou O MBA na Universidade do Minho, em Braga e Guimarães, em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa, sobre o tema “Gestão da construção e património imobiliário”.
Em 1996 abriu uma sociedade de arquitetura fruto da determinação e certeza que a acompanharam sempre. O atelier em Almancil é uma forma de regressar às origens e é uma experiência motivacional pois a criatividade aumenta com as potencialidades de construção da região.
No atelier Ana Viegas acreditamos que cada projeto, como cada cliente, apresenta as suas particularidades e desafios. É nesse diferencial que nos focamos para efetuar diferentes tipos de construção, em várias escalas, sejam edifícios habitacionais, moradias, grandes empreendimentos turísticos ou zonas de comércio e serviços. A parceria com técnicos de diversas áreas permite-nos a realização de projetos multidisciplinares de Arquitetura, Planeamento, Construção, Recuperação de Edifícios e Design de Interiores
Projetar o ambiente ideal para ser habitado ou frequentado de forma sustentável e adaptá-lo às necessidades do quotidiano, sem esquecer a eficiência energética na construção, a utilização de materiais ecológicos e planear o território envolvendo a proteção de contornos naturais, com uma especialização e investigação constantes – é esta a nossa metodologia.
Apostamos fortemente em inovação e qualidade, criando uma empresa dinâmica, com valores sociais e consciência do mercado, apoiados constantemente por um crescimento sustentável. A proximidade aos clientes e a transparência com que atuamos permite-nos apresentar soluções capazes de satisfazer as suas necessidades estéticas e funcionais, oferecendo experiências e histórias felizes.
Ser arquiteto é ser observador e criador. É saber entender e adaptar o desenho ao estilo e essência de quem vai usufruir da construção.
EQUIPA PRINCIPAL
Ana Catarina Viegas, arquiteta
Ana Paula Viegas, arquiteta sénior
Bárbara Fangueiro, arquiteta
Joana Carlota, arquiteta